A pandemia do coronavírus trouxe um cenário desafiador para instituições de ensino. Um foi concatenar educação e tecnologia.
A tecnologia tem sido uma ferramenta muito importante na vida do ser humano. Podemos utilizá-la de diversas formas: comunicação, lazer, entreterimento, trabalho e etc. Aplicada na educação, a tecnologia traz um grande passo para o desenvolvimento do aprendizado. Mas, no entanto, o acesso a ela não se dar a todos os níveis econômicos da população.
Pessoas de classe baixa, com renda menor que um salário mínimo, vêm sofrendo nesta pandemia pelo fato da mudança na metodologia aplicada à educação. Fato esse que trouxe uma consequência ruim para o país: baixos níveis de aprendizado. Um dos motivos, como já foi citado, é o acesso à tecnologia. Como a maior parte das aulas está sendo remota ou híbrida, muitos alunos acabam por perderem conteúdos pelo simples fato de não ter um dispositivo tecnológico ou até mesmo acesso a internet.
A educação concatenada à tecnologia podem trazer grandes mudanças positivas para o país. Mas é necessário que governo, estados e municípios planejem políticas sociais que possam facilitar a inclusão digital da população mais carente. Deve-se pensar na equidade tecnológica implatando projetos que, além de facilitar o acesso a dispositivos, possam levar conexão de qualidade a todos os cantos do Brasil.